O que é o Remembrance Day?

Também conhecido como Armistice Day, esse é o dia em que os soldados, marinheiros e pessoas que lutaram nas guerras são lembrados.

Ele é “comemorado” todo dia 11 de novembro, pois foi o dia  em que os exércitos cessaram fogo na Primeira Guerra Mundial às 11am no ano de 1918. Essa é a data e hora em que atualmente as pessoas realizam 2 minutos de silêncio em lembrança e respeito aos que lutaram e perderam suas vidas por suas nações.

Sobrevivente da Primeira Guerra Mundial, o físico Canadense Lieutenant-Colonel John McCrae após perder amigos nos campos de guerra, percebeu que apesar de todo aquele cenário trágico e as cruzes que identificavam cada uma das covas, essas lindas flores chamadas Poppy eram tão fortes que continuaram a florescer depois de tanta destruição. Ele expressa seus sentimentos através do famoso poema “In Flanders Fields”. Foi aí que então nasceu o símbolo desse dia tão importante, a Poppy Flower como vocês podem ver na imagem em destaque.

IN FLANDERS FIELDS

In Flanders’ fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place: and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders’ fields.

Take up our quarrel with the foe;
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high,
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders’ Fields.

O dia é celebrado como um feriado em grande parte do país (com excessão de Nova Scotia, Northwest Territories, Ontario e Québec) e também em muitos outros países que participam do Commonwealth britânico.

Para mais informações sobre a história por trás do poema de John McCrae segue o vídeo tirado do site British Legion:

Gostou? Então deixe sua impressão aqui.