Chuva de Gelo em Montreal

Olá você aí do outro lado, tudo bem por aí no quente do Brasil?

Por aqui, o inverno tem sido em termos, bonzinho. As temperaturas estão variando entre -5C e 5, o que é ótimo pra quem sofreu duas semanas à -40C no inverno passado. Mas dizem que agora no mês de fevereiro tudo pode mudar. Torçam por mim que não, por favor!
O fato é que quando não está fazendo tanto frio, e temos temperaturas como as que tivemos até agora, a tendência a termos outros fenômenos naturais como neve e chuva de gelo aumenta. Neve, é bonita até o parágrafo 2, mas isso fica pra outro dia. Agora a chuva de gelo, essa sim é um perigo.

A chuva de gelo (conhecida como freezing rain em inglês) é de fato, uma das maiores responsável por acidentes mortais nas bandas de cá. Isso porque, como o nome já diz, ela forma uma camada de gelo no solo.

E como esta camada de gelo se forma? Eu estava lendo aqui e achei uma ciência bem interessante, assim vou compartilhar com vocês por aqui.
As gotas da chuva, ou os flocos de neve, após serem “desprendidos” das nuvens em seu formato original e gelado, passam por uma camada de ar bem quente que se encontra entre as nuvens e a mais ou menos 700mts do solo, modificando-os para a forma líquido. Quando essas gotas bem geladas entram em contato com o solo (ou outra superfície rígida), elas se espatifam e se transformam em gelo, nascendo assim a Chuva de Gelo.
As ruas, carros e árvores ficam cobertos por essa camada de gelo, que pode ser bem grossa, causando quedas de árvores e ruas escorregadias, tanto para os carros, quanto para os pedestres.

Aqui abaixo vocês podem acompanhar um pouquinho da minha aventura matinal indo da academia ao mercado, onde mostro um poquinho pra vocês terem uma idéia:



Algumas imagens do fenômeno aqui em Montréal:

Fonte: Google images
Fonte: Google images
Fonte: Google images


Beijo e brrrrrrr, nos falamos em breve!!


Gostou? Então deixe sua impressão aqui.