Cabane à sucre / Sugar Shack

Oi pessoal, como estão aí do outro lado? 

Hoje venho trazer pra vocês um clássico canadense (principalmente quebequense): A Cabane à Sucre, ou traduzindo ao pé da letra, cabana de açúcar. Mas não se espantem. Pra quem não sabe do que se trata, essas cabanas são restaurantes que servem, durante o período da primavera, refeições típicas canadenses banhadas (ou não, você tem a opção) com Maple Syrup. 

 Essa época é celebrada com muita alegria pois representa o fim do longo inverno, e a renovação da vida. As famílias tem a tradição de se reunirem nas cabanas para celebrar o início da primavera.


Os améridiens, que são os índios do Canadá foram os descobridores desse tesouro canadense e desde então ele virou um símbolo do país. 

Agora vamos do começo: o maple syrup é um líquido com textura de xarope (por isso o nome) feito da água que escorre das árvores de maple no período da primavera. 
Mas por que somente nesse período? Pois para a água escorrer é necessário que a árvore congele durante a noite e descongele rapidamente durante o dia. Assim, essa água do descongelamento escorre pelos buracos feitos no tronco das árvores. 
A água propriamente dita é translúcida e pouco doce e para se fazer 1 litro de xarope é preciso fazer uma redução com 40l desta água.

Existem diversas as texturas e produtos que podemos conseguir com essa água, tudo depende do tempo e temperatura de fervura da mesma. Dentre eles os mais comuns são:

– Maple Syrup: o produto mais famoso, muito usado como cobertura de panquecas e frutas;
– Maple Taffy: é um maple syrup quente que quando jogado na neve endurece e forma como se fosse um pirulito caramelado;
– Mapple butter: apesar do nome ser manteiga de maple, não é realmente uma manteiga, é na verdade o maple batido até criar essa consistência amanteigada;
– Açúcar de maple: existem alguns tipos desse, mas é um açúcar feito do maple, normalmente sem ser processado, o que o torna muito mais saudável do que muitas das opções por aí.

O legal é que mesmo depois de aberto, qualquer um desses produtos duram até 2 anos se conservados conforme o rótulo diz.

Fiz um vídeo da nossa visita com a família do meu marido em que vocês podem conferir o menu especial e todas as particulariedades dessa tradição tão gostosa. Espero que gostem 🙂



Deixe seu comentário com opiniões e sugestões.
Obrigada pela visita e até semana que vem com mais alguma aventura por Montreal ou algum outro lugar do mundo.

Beijos,
Mirella.

One thought on “Cabane à sucre / Sugar Shack

  1. Sandra SB says:

    Esse video tem que chegar na GNT, Multishow, BBC, TLC, Discovery Civilization, National Geographic! Essa reporter é maravilhosa! E isso não é comentário de mãe não!!! É admiração mesmo!

Gostou? Então deixe sua impressão aqui.