Incansáveis manifestações em Montreal

Ok, hoje venho com um assunto que está dando o que falar aqui no Canada: a greve seguida de manifestação dos estudantes da Província de Quebec.
Ja fazem mais de 2 meses que os estudantes de Universidades da Província (mas principalmente da cidade de Montreal) estão nas ruas lutando contra o aumento das taxas de escolaridade. Detalhe para foto abaixo, onde podemos ver que a taxa anual para estudar em algumas das melhores universidades do Mundo, aqui no Quebec é menor do que as taxas do outros estados canadenses (e nem se compara ao que pagamos no Brasil):

No começo, as manifestações eram pacíficas e legais, mas o quadro da situação mudou e muito com a resistência do governo em manter os mesmos preços ou diminui-los, alegando que o ensino será comprometido se isso acontecer.
Os manifestantes defendem o ensino gratuíto, uma vez que as universidades são públicas. O governo diz que deve haver um reajuste das taxas, para melhorar o ensino. Mas acontece que os dois lados não estão conseguindo entrar em um acordo.
Nas ruas, quem sofre com as manifestações são os policiais e a população. Os policiais no começo faziam o percurso junto com os estudantes para poderem bloquear ruas, e manter a segurança diante da confusão. Mas com o passar do tempo, a polícia, assim como os estudantes começaram a se cansar, dando início a uma guerra.
Estive presente em uma manifestação que começou na minha rua (o que sempre acontece, pois moro no centro da cidade, onde eles se reunem), e o que vi me deixou muito chateada. Os policiais, tentavam de todas as maneiras manter a cidade em ordem, e os estudantes faziam de tudo para destruir e acabar com a paz e o patrimônio público. Eles desrespeitavam os policiais, os xingando e atirando coisas.. Claro que os policiais, depois de muito tentarem manter a paz, teêm de fazer alguma coisa. Na maioria das vezes, eles correm atrás de estudantes vândalos, e os levam para delegacias para maiores esclarecimentos.
Fiz um vídeo onde vocês podem entender a gravidade da situação cotidiana em que estamos vivendo aqui em Montreal.

A polícia vindo limpar a bagunça que os estudantes fizeram pela terceira vez:

Eles quebraram até os vidros da locadora. Pra quê?
Os estudantes destruindo tudo por onde passavam.. uma vergonha!

Quebraram também muitas janelas de carros policiais

Agora eu só espero que a paz volte a reinar nesta linda cidade, e que ao invés de destruirem seu patrimônio, os estudantes decidam estudar.. pq afinal, o custo benefício universidade-preço está muito mais do que bom!!
Mirella 🙂

One thought on “Incansáveis manifestações em Montreal

Gostou? Então deixe sua impressão aqui.